Pular para o conteúdo principal

Saiba como AUMENTAR a VIDA ÚTIL do seu pneu!



Você já PERDEU algum pneu por MAL USO ou MAUS CUIDADOS? 

Ao dirigir percebeu que seu carro estava muito desconfortável, tremendo ou com ruídos incomuns?

Você sabia que a instabilidade da direção do seu carro e os maus cuidados no uso do pneu podem estar relacionados? E isso impacta diretamente no conforto e na segurança do veículo. 

Mas, saiba que isso tem SOLUÇÃO, muitas vezes SEM ter que GASTAR rios de dinheiro indo para oficinas que, em alguns casos, só querem criar mais problemas que não existem para ter o que cobrar por isso.

Então, se você comprou ou quer comprar pneus e NÃO SABE o que fazer para ele ter uma durabilidade ALTA, não se preocupe vou te dar algumas dicas para que você possa AUMENTAR a vida útil do seus pneus. 

DICA 1: CALIBRAGEM

A calibragem correta dos pneus ajuda o carro a suportar a carga e a velocidade máxima atingida pelo veículo. Quando a pressão dos pneus está muito baixa é possível perceber na rotação do volante numa manobra, por exemplo, pois ele fica mais enrijecido. 
Pneus calibrados também permitirá que haja uma ECONOMIA da energia mecânica do motor. Se o carro estiver com a calibragem 20% menor que a estipulada, o carro fatalmente gastará cerca de 2% a 4% a mais de combustível. 
Cada fabricante recomenda um tempo de calibragem, mas no geral é de 15 em 15 dias. Se os pneus do seu veículo estão murchando muito rápido pode ser a hora de trocar.

DICA 2: MANUTENÇÃO REGULAR
Por serem as peças do veículo que entram em contato direto com o solo, os pneus recebem os maiores impactos e sofrem muitos desgastes com o uso ao longo do tempo. 

A questão é que poucos motoristas percebem que, tendo alguns cuidados simples com a manutenção de pneus, é possível não só prolongar seu uso como minimizar o desgaste de outras peças, garantindo assim conforto e segurança por muito mais tempo. 

Podemos dizer que o mais importante é fazer o balanceamento, o alinhamento e o rodízio de pneus a cada 5 mil quilômetros rodados. É sempre importante levantar o carro para avaliar os pneus, pois assim é possível checar a parte interna, onde geralmente se concentram os maiores danos.

DICA 3: RODÍZIO DOS PNEUS
O rodízio é uma das principais medidas de manutenção, contribuindo decisivamente para o prolongamento da vida útil do pneu. Na verdade, a inversão de posição entre os pneus que rodam nos eixos dianteiro e traseiro dos veículos traz inúmeros benefícios. Quando efetuado nos intervalos de tempo recomendados, contribui para manter uniforme o desgaste dos pneus e proporciona melhor estabilidade. É recomendável que o rodízio seja efetuado a cada 5.000 ou 10.000 km, mesmo que os pneus não apresentem sinais de desgaste.
DICA 4: TROCA
Saiba que o ideal, na hora de trocar, é fazer os 4 pneus juntos, de uma só vez. Caso contrário, comprando apenas 1 ou 2, o barato pode acabar saindo caro. Isso porque, trocando apenas alguns, você bagunça o balanceamento e o alinhamento do carro, o que gera desgastes com muito mais rapidez.

Você gostou do nosso conteúdo? Então curta nossa fanpage e receba conteúdos EXCLUSIVOS sobre o mundo automotivo.

ACESSE OS LINKS ABAIXO:

Comentários